3 de novembro de 2023

Chamada para artigos dossiê "Acervos, memória e patrimônio: novos caminhos da produção da História Militar brasileira"

 

A Revista Sillogés - http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges/ - anuncia a chamada de trabalhos para o dossiê Acervos, memória e patrimônio: novos caminhos da produção da História Militar brasileira proposto pelo Prof. Dr. Fernando da Silva Rodrigues (UNIVERSO), Prof. Dr. Ianko Bett (GTHM Anpuh/RS) e Prof. Dr. José Miguel Arias Neto (UEL).

O prazo para envio de artigos para o dossiê é 31.05.2024.

Contamos com sua colaboração através de artigos ou resenha relacionados a essa importante temática de nossa historiografia. Lembramos que a Sillogés recebe também artigos e resenhas de diferentes temas em fluxo contínuo.

Abaixo, mais detalhes sobre a proposta de dossiê. 

Chamada para artigos: Acervos, memória e patrimônio: novos caminhos da produção da História Militar brasileira


Créditos: Composição sobre acervos imagéticos e documentais relativos à História Militar

O dossiê tem como objetivo acolher artigos que enfoquem questões empíricas, teóricas e metodológicas da produção do saber histórico e sua interface com as questões relacionadas às atividades militares (Forças Armadas, Forças Auxiliares, milícias partidárias e forças de guerrilha), inseridas, principalmente, nas perspectivas social, cultural, patrimonial, em abordagens que priorizem os acervos, repositórios, lugares de pesquisa, de memória e do patrimônio histórico e cultural militar. A intensificação da relação entre pesquisadores civis e o campo militar tem provocado o direcionamento desses estudos para novos caminhos e novas abordagens. Este cenário, em grande parte, é resultado dos novos tempos de aproximação de pesquisadores com as organizações arquivísticas e patrimoniais militares, órgãos responsáveis pela guarda e preservação de importantes acervos documentais e patrimoniais que possibilitam o desvelamento da trajetória de militares, das instituições e de suas práticas. Os importantes aportes  técnicos e teóricos apropriados pelas instituições de memória do campo militar, nos últimos anos, resultaram na implementação de políticas arquivísticas e museológicas que, em seu escopo geral, possibilitaram a ampliação do acesso à informação e, consequentemente, a qualificação da produção do conhecimento histórico relativo às questões militares. 

Serão bem-vindos artigos que tenham os seguintes campos de interesses: acervos e lugares de pesquisa da história militar, lugares da memória e o patrimônio histórico e cultural militar.