12 de junho de 2019

VII Dos Ofícios de Clio - Patrimônio e Memória em Risco

VII Dos Ofícios de Clio - Patrimônio e Memória em Risco

21 e 22 de outubro de 2019

Programa de Pós-Graduação em História - Unisinos

Em sua sétima edição, o evento Dos Ofícios de Clio se propõe debater, em vista de muitos acontecimentos nacionais e internacionais, os riscos que sofrem nosso patrimônio e, por conseguinte, nossa memória. Com o tema Patrimônio e memória em risco: os desafios do século XXI, o evento quer congregar discussões e promover o debate acerca da situação dos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais, bem como suas dinâmicas e relações. Em um momento onde a história e a memória parecem temas tão caros, o GT Acervos: História, Memória e Patrimônio e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos querem, justamente, discutir os riscos que correm o patrimônio e a memória quando se vivenciam tempos de apagamentos e esquecimentos.

As inscrições para comunicadores de trabalhos acadêmicos nas áreas de História, História da Arte, Museologia, Arquivologia e Ciências Humanas em geral estará aberta entre 11.06.2019 e 21.09.2019). O evento aceitará inscrições para comunicações de trabalhos que contemplem:

1. Trabalhos acadêmicos (graduandos, pós-graduandos e profissionais) que envolvam o uso de diferentes tipos de fontes suas pesquisas;

2. Ações pedagógicas voltadas para Educação para o Patrimônio e/ou uso de fontes arquivísticas sob guarda das instituições de memória do RS.


Maiores informações em: https://gtacervos-rs.wixsite.com/viidosoficios