6 de maio de 2019

Chamada para artigos - História da Saúde: Instituições Patrimônio e Acervos

CHAMADA PARA ARTIGOS

Prezadas(os) colegas!

Informamos que a Revista Sillogés - http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges/ - abriu chamada de trabalhos para o dossiê História da Saúde: Instituições, Patrimônio e Acervos, proposto pela Profa. Dra. Ana Paula Korndörfer (PPG História/Unisinos), Prof. Dr. Daniel Oliveira (UFRGS/Unisinos) e Profa. Dra. Maria Marta Lobo de Araújo (Universidade do Minho/Portugal)

O prazo final para o dossiê é 15 de Outubro de 2019.

Contamos com sua colaboração através de artigos ou resenha relacionados a essa importante temática de nossa historiografia. Lembramos que a Sillogés recebe também artigos e resenhas de diferentes temas em fluxo contínuo.

Abaixo, mais detalhes sobre a proposta de dossiê.





Ao longo de cerca de quatro décadas, a História da Saúde vem se constituindo como um campo de pesquisa robusto, evidenciado pela grande quantidade de estudos produzidos e pelo vasto número de pesquisadores, pela diversidade de olhares, bem como pelo aprofundamento teórico e metodológico dedicado às análises sobre os temas. Os espaços temporais e geográficos são os mais diversos, assim como as conexões e interfaces com outros campos da História e, até mesmo, com outras ciências: Sociologia, Antropologia, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Arquitetura, Religiões e tantas outras. O presente dossiê, que visa marcar e comemorar os 15 anos de existência do Grupo de Trabalho História e Saúde da Associação Nacional de História, seção Rio Grande do Sul (Anpuh-RS), em parceria com o Grupo de Trabalho Acervos – História, Memória e Patrimônio – Anpuh-RS, também busca, simultaneamente, publicar estudos recentes do campo, em nível regional, nacional e internacional, privilegiando produções dedicadas às Instituições, Patrimônio e Acervos ligados à esfera da saúde, das doenças e da medicina.