14 de junho de 2011

Assembléia do Grupo Setorial de Museus

No dia 13 de junho o GT Acervos esteve presente na Assembléia do Grupo Setorial de Museus, que realizou-se no Museu Comunitário Treze de Maio, Rua Silva Jardim, 1407 em Santa Maria.
O objetivo dessa reunião era traçar rumos para a constituição de um colegiado que irá pensar ações para museus dentro do Plano Estadual de Cultura, que em breve começará a ser construído.

O blog www.culturaparaoriograndecrescer.blogspot.com traz mais informações.

Programa:
8h30min - Relato sobre a Conferência  e Plano Estadual de Cultura - Marcelo Azevedo - Diretor da Cidadania Cultural - Secretaria de Estado da Cultura
9h30min - Plano Nacional Setorial de Museus - Simone Flores Monteiro- Coordenadora Sistema Estadual de Museus e Joel Santana - Diretor Museu Julio de Castilhos
10h45min - Plenária sobre organização e composição do Colegiado Setorial Estadual de Museus

Abaixo, segue relato encaminhado via 1° Região Museológica do SEM, sobre as deliberações:


Na plenária estavam presentes representantes das 7 Regiões Museológicas, sendo que entre os participantes estavam os coordenadores: Alice Bemvenuti – Coordenadora da 1ª Região Museológica; Neusa Garcez – Coordenadora da 3ª Região Museológica e Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte – Coordenadora da 5ª Região Museológica.

Inicialmente o diretor da Cidadania Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Marcelo Azevedo, relatou sobre todo o processo participativo de construção do trabalho, que envolveu a realização dos Diálogos Culturais em várias regiões e a Conferência realizada em Santa Maria, nos dias 29 e 30 de abril, após explicitou sobre a formação dos Colegiados Setoriais e o Plano Estadual de Cultura.

A Coordenadora do SEM/RS, Simone Flores Monteiro, fez um relato da construção da Política Nacional de Museus iniciada em 2003 até a construção do Plano Nacional Setorial de Museus- PNSM, em 2010, ressaltando a participação do Rio Grande do Sul na construção do PNSM e fez referência a mobilização para o trabalho na esfera estadual.

A plenária teve manifestações de vários participantes que trouxeram as demandas das regiões e também solicitaram esclarecimentos sobre o processo de construção do Plano Estadual de Cultura.

Após as discussões na plenária foram aprovados por unanimidade:

1-      A composição do número de representantes da sociedade civil e do poder público, sendo que também foi aprovada a forma de indicação pelas regiões museológicas, que deve ser realizada uma chamada pública para uma reunião com o propósito de escolher o representante.

2-      Estrutura do Colegiado Setorial de Museus:

Sociedade Civil:
- 7 Regiões Museológicas do SEM/RS – 1 representante por região, escolhido pela região;
- Rede de Educadores em Museus –RS – 1 representante escolhido pela Rede;
- GT Acervos da ANPUH – 1 representante escolhido pelo GT;
- COREM – Conselho Regional de Museologia – 1 representante escolhido pelo Conselho.

Poder Público:
- Sistema Estadual de Museus – 1 representante escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura;
-Universidade Federal de Pelotas/Curso de Museologia -1 representante escolhido pelo       Departamento;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Curso de Museologia – 1 representante escolhido pelo   Departamento;
- Sistemas Municipais de Museus – 1 representante escolhido entre os 3 sistemas municipais;
- Museus do Estado (SEDAC) – 1 representante escolhido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Deve ser indicado o Titular e o Suplente, o mandato é de 2 (dois) anos e poderá haver recondução.


3-      Acompanhamento dos processos de escolha nas regiões museológicas, por parte do SEM/RS a fim de garantir a representatividade das tipologias de museus, natureza jurídica e também a publicização dos processos.

4-      Até o final de julho as sete regiões museológicas deverão realizar uma reunião e definir uma nominata que represente a região no Colegiado dos Museus, sendo que deverá ser apresentada uma ata do processo utilizado e da forma de eleição do representante.


Foi aprovada uma Moção de Apoio ao Projeto Museu Escola da Universidade Federal de Pelotas, pois se trata de um projeto inovador e fundamental para a formação de novos profissionais em Museologia.

Imagens da atividade: