10 de maio de 2008

GT continua suas atividades em 2008


O GT Acervos: história, memória e patrimônio retomou suas atividades em 2008 com reunião em março, 29 de abril e reunião-almoço em 7 de maio, no Restaurante Tablado Andaluz. Os principais assuntos discutidos foram:
# Definiçaõ da agenda de reuniões do primeiro semestre do ano, mantendo-se as primeiras quartas-feiras de cada mês, no horário das 12h30min. Próximas reuniões: 4 de junho e 2 de julho
# O Simpósio Temático proposto ao IX Encontro Estadual de História foi muito bem acolhido entre nossos colegas associados da ANPUHRS, contando, com 20 inscritos em primeira opção. O ST ocorrerá à tarde, durante os cinco dias do evento, entre 14 e 18 de julho. A abertura do simpósio terá um palestrante especialmente convidado e a coordenação de cada mesa será compartilhada com os membros do GT, ao longo daquela semana.
# O GT enviará ao Presidente da Associação, solicitação de encaminhamento ao Prefeito de Porto Alegre sobre a participação da ANPUHRS no Conselho do Patrimônio Histórico de Porto Alegre (COMPAHC). Foi considerado relevante os historidores participarem desse órgão colegiado, responsável por deliberações relativas ao patrimônio histórico da capital. Ainda foi discutida a possibilidade da ANPUH tomar parte no Fórum de Entidades de Discussão do Plano Diretor de Porto Alegre.
#A partir de discussões realizadas em 2007, o GT, juntamente com a diretoria da Associação, visitará algumas instituições mantenedoras de acervos históricos no sentido de verificar a situação de segurança dos mesmos. Posteriormente, será realizada, em parceria com essas instituições, uma rodada de debates sobre esse assunto que tanto preocupa os pesquisadores.
#Discutiu-se a situação do Acervo da Luta Contra a Ditadura sediado no Memorial do Rio Grande do Sul. O GT buscará maiores informações sobre os encaminhamentos relativos ao mesmo.
O GT tem contado com novas participações e convida a tod@s os associad@s a se juntarem a nós!