27 de janeiro de 2014

Educação museal: IBRAM lança documento preliminar do PNEM

O documento preliminar do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), com a compilação das propostas levantadas nos fóruns de discussão online, já está disponível para consulta.

Os interessados na construção do programa, capitaneado pelo Ibram, puderam contribuir entre os dias 26 de novembro de 2012 e 7 de abril de 2013. A estrutura do documento apresenta as proposições feitas em cada eixo temático, alocando-as em três grupos, seguindo o formato do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM).

Pretende-se que sejam estabelecidas metas quantitativas e temporais para cada uma das ações aprovadas, devendo ser avaliadas pelas equipes responsáveis pelo planejamento do Ibram.

Para que o processo de elaboração do PNEM e as propostas elaboradas sejam melhor entendidas, está disponível ao final do documento um glossário com os principais conceitos utilizados e propostos nos fóruns de discussão online, bem como textos norteadores para o debate sobre a questão Política x Programa. Acesse o documento.

Semana de Museus
A proposta do Ibram é que o documento preliminar seja amplamente discutido em encontros regionais presenciais, a serem realizados neste ano, com a participação do público interessado. Poderão ser feitos adendos ao documento, que será consolidado e concluído em plenária a ser realizada no Encontro Nacional do PNEM, que deve acontecer no mês de novembro.

A sugestão da equipe do PNEM é que os encontros regionais possam já acontecer no âmbito da 12ª Semana de Museus, que ocorre entre 12 e 18 de maio. A proposta é inserir um debate sobre o PNEM e análise do documento na programação dos museus que cadastrarem atividades até 7 de fevereio. Saiba como participar da Semana de Museus 2014.