10 de janeiro de 2012

3.ª CIRCULAR XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA – ANPUH-RS

É com muita satisfação que informamos a publicação do site do XI Encontro Estadual de História, organizado pela Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul, ANPUH-RS. O evento supracitado acontecerá de 23 a 27 de julho de 2012, na cidade de Rio Grande, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

XI Encontro Estadual de História – ANPUH-RS

O site dispõe de múltiplas informações, tais como apresentação, cronograma, programação, modalidades e valores de inscrição, localização, transporte, hospedagem e alimentação, entre outras. Aproveitamos a oportunidade para também informar que de 10/01/2012 a 12/03/2012 estarão abertas as inscrições para proponentes de simpósios temáticos e minicursos, de acordo com as normas que seguem abaixo. Inscrições para as demais modalidades somente a partir de 21/03/2012.

Orientações para proponentes de simpósios:
(Para enviar a proposição, acesse a página do evento, em “Inscrições”)

Os simpósios temáticos são espaços para a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de realização sobre um mesmo tema. Os simpósios funcionarão com o mínimo de 12 e máximo de 30 participantes. A proposta deverá ser feita por até dois coordenadores vinculados a instituições diferentes. Caberá ao(s) coordenador(es) avaliar(em) as propostas apresentadas ao seu simpósio temático e definir(em) as formas de trabalho, sempre com o objetivo de garantir ampla participação e tempo necessário para apresentação, discussão e aprofundamento das questões suscitadas. Os coordenadores de simpósios terão sua inscrição abonada no evento.

Condições para a inscrição de proposta de simpósio temático:
- ser associado(s) da ANPUH;
- estar em dia com a anuidade 2012 e anteriores;
- ter titulação mínima de doutor;
- possuir vínculo institucional;
- no caso de dois proponentes, ser de instituições diferentes;
- ter currículo atualizado na plataforma Lattes.

Observações:
1. As propostas de simpósios temáticos serão analisadas pela Comissão Científica (Diretoria e Conselho da ANPUH-RS e Comissão Organizadora Local e Interinstitucional), a qual poderá operar junções e/ou desmembramentos de temas.
2. As propostas serão avaliadas pela sua consistência, relevância e clareza, priorizando-se aquelas que se vincularem ao tema central do Encontro e que forem de Grupos de Trabalho da ANPUH-RS.
3. O proponente de simpósio temático estará impedido de ser proponente de minicurso, e vice-versa.

Atribuições do(s) coordenador(es) de simpósio temático:
- receber, avaliar e selecionar os trabalhos enviados ao seu simpósio temático dentro dos prazos estipulados no site;
- organizar as sessões de modo a assegurar a diversidade de vínculo institucional e de titulação dos participantes;
- ter disponibilidade para coordenar as atividades durante todos os dias do Encontro (de 23 a 27 de julho de 2012);
- elaborar, ao final do evento, um relatório de atividades e encaminhar para a ANPUH-RS.

Orientações para proponentes de minicursos:
(Para enviar a proposição, acesse a página do evento, em “Inscrições”)

Os minicursos são espaços de atualização para os profissionais de História, especialmente direcionados para os professores do Ensino Fundamental e Médio e discentes da graduação e da pós-graduação. A proposta poderá ser feita por até dois ministrantes, independente de suas instituições. Devem preferencialmente remeter-se ao tema geral do Encontro. Os ministrantes de minicursos terão sua inscrição abonada no evento, além de receber 50% dos valores arrecadados das inscrições em data posterior ao fechamento das contas do evento.

Condições para a inscrição de proposta de minicurso:
- ser associado(s) da ANPUH;
- estar em dia com a anuidade 2012 e anteriores;
- ter titulação mínima de mestre;
- no caso de dois proponentes, podem ser da mesma instituição;
- ter currículo atualizado na plataforma Lattes.

Observações:
1. Serão oferecidos, no máximo, 15 minicursos, com duração de 6 horas distribuídas em sessões de uma hora e meia (das 8h30min às 10h), nos dias 24, 25, 26 e 27 de julho de 2012.
2. As propostas de minicursos serão analisados pela Comissão Científica (Diretoria e Conselho da ANPUH-RS e Comissão Organizadora Local e Interinstitucional). Serão critérios de avaliação: qualidade e relevância acadêmica da proposta e intensidade de demanda pelo tema, priorizando-se aquelas que se vincularem ao tema central do Encontro e que forem de Grupos de Trabalho  da ANPUH-RS.
3. Cada minicurso poderá ser ministrado por até dois proponentes.
4. O minicurso será realizado se tiver pelo menos 15 inscritos.
5. O limite máximo de inscritos em cada minicurso é de 45 participantes.
6. O proponente de minicurso estará impedido de ser proponente de simpósio temático, e vice-versa.

Atribuições do(s) ministrante(s) de minicursos:
- ter ciência da responsabilidade de estar presente nos dias e horários de realização de seu minicurso;
- responsabilizar-se pela lista de presenças (fornecida pela Comissão Organizadora);
- elaborar, ao final do evento, um relatório de atividades e encaminhar para a ANPUH-RS.

Maiores informações poderão ser solicitadas pelo e-mail anpuhrs@anpuh-rs.org.br

Comissão Organizadora
XI Encontro Estadual de História – ANPUH-RS

Diretoria da ANPUH-RS (Gestão 2010-2012): Presidente: Zita Rosane Possamai; Vice-Presidente: Charles Monteiro; 1.º Secretário: Arilson dos Santos Gomes; 2.ª Secretária: Evangelia Aravanis; 1.º Tesoureiro: Cláudio de Sá Machado Júnior; 2.ª Tesoureira: Rejane Barreto Jardim. Conselho: Diorge Alceno Konrad; Elisabete da Costa Leal; Véra Lúcia Maciel Barroso.

Comissão Organizadora Local – FURG: Adriana Kivanski de Senna; Carmem Gessilda Burgert Schiavon; Derocina Alves Campos Sosa; Francisco das Neves Alves; Júlia Silveira Matos.

Comissão Organizadora Interinstitucional: Adriana Fraga da Silva (UNIPAMPA); Alexandre Maccari Ferreira (UNIFRA); Claudira do Socorro Cirino Cardoso (IPA); Éverton Reis Quevedo (MUHM); Isabel Aparecida Bilhão; Mara Cristina de Matos Rodrigues (UFRGS); Marluza Marques Harres (UNISINOS); Natália Pietra Méndez (UCS); Nilton Mullet Pereira (UFRGS); Rodrigo Lemos Simões (UNILASALLE); Sandra da Silva Careli (FAPA).



Porto Alegre, 09 de janeiro de 2012.