29 de junho de 2009

Reunião do grupo na UCS


Com destino a Caxias do Sul o grupo do GT saiu de Porto Alegre às 10h de sexta-feira, 5 de junho. Ao chegar à cidade, almoçamos em uma galeteria com direito a sopa de capeletti para enfrentar o frio da serra. Nossa primeira visita foi ao Museu Municipal de Caxias do Sul, um prédio histórico tombado, que possui um acervo da cultura material representativa do processo migratório italiano. Também tivemos a oportunidade de conhecer a reserva técnica do museu, um lugar riquíssimo em roupas de todos os tipos (sapatos, véus e grinaldas, chapéus etc.), quadros, enfeites e os mais diversos objetos graças à grande quantidade de doações que o museu recebe das famílias. Nossa próxima parada foi o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, também localizado em um prédio histórico da cidade. O arquivo conta com um grande acervo que contem manuscritos, impressos, fotografias, jornais, revistas, audiovisuais, acervos pessoais e até um banco de memória (memória oral, com entrevistas). O que chamou atenção do grupo foram os sistemas de arquivos deslizantes em todos os setores e o programa de catalogação e indexação eletrônica que o arquivo possui, com grande parte do acervo digitalizada. Vale a pena ir lá conhecer quando forem a Caxias do Sul!
Terminadas as duas visitas o grupo se dirigiu à UCS - Universidade de Caxias do Sul - onde foi realizada a reunião aberta do GT. Foi definido que assim que sair a data da audiência pública serão feitas pequenas reuniões preparatórias setoriais (museólogos, arquivistas, professores, alunos, bibliotecários, conservadores, arqueólogos, PPGs, escritores) e cada membro do GT ficou responsável por uma dessas áreas. Assim que sair a data da audiência comunicaremos!
Para finalizar nossa visita a Caxias do Sul assistimos a última mesa redonda da XV Jornada de Ensino de História e Educação, Educação Patrimonial e Ensino de História, da qual participaram a Professora da UFRGS Dra. Zita Possamai, atual coordenadora do GT Acervos, e a Prof. Dra. Vera Barroso, professora e diretora do curso de História das Faculdades de Porto Alegre, FAPA.