21 de junho de 2020

Chamada para artigos: Imagem, Arte e Cultura Visual

CHAMADA PARA ARTIGOS - Sillogés v.3 número 2 jul./dez. 2020
Prezadas(os) colegas!
A Revista Sillogés - http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges/ - anuncia a chamada de trabalho para o dossiê Imagem, Arte e Cultura Visual proposto pela Profa. Dra. Ana Heloisa Molina (Universidade Estadual de Londrina) e Prof. Charles Monteiro (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

O prazo final das submissões para o dossiê é 10 de Outubro de 2020.

Contamos com sua colaboração através de artigos ou resenha relacionados a essa importante temática de nossa historiografia. Lembramos que a Sillogés recebe também artigos e resenhas de diferentes temas em fluxo contínuo.

Abaixo, mais detalhes sobre a proposta de dossiê.



Os historiadores têm apresentado crescente interesse na interpretação das imagens, em estudos sobre arte, fotografia, cinema, televisão, quadrinhos, caricaturas e charges, grafites por um lado, e temas como gênero, etnicidade, paisagem, e cultura urbana, por outro, relacionados à pesquisa em fontes visuais, que vêm se multiplicando em simpósios, pesquisas e publicações recentes.

Pode-se afirmar que o objetivo dos estudos sobre Cultura Visual é problematizar a forma como os diversos tipos de imagens perpassam a vida social cotidiana criando a visualidade de uma época, relacionando as técnicas de produção e de circulação das imagens às formas de se visualizar os diferentes grupos e espaços sociais (estabelecendo padrões de visualidade), permitindo, assim, problematizar os modos de ver, experiência que medeia a nossa compreensão da realidade e inspira modelos de ação social (os chamados regimes de visualidade).

A arte (do latim ars que significa técnica/habilidade) é o conceito que engloba todas as criações realizadas por homens e mulheres para expressar uma visão/abordagem sensível do mundo, seja este real ou fruto da imaginação. Através de recursos plásticos, linguísticos ou sonoros, a arte permite expressar ideias, emoções, percepções e sensações.

Como atividade humana, produto de seu tempo e de seu espaço, a arte testemunha fatos, setores sociais e acontecimentos que muitas vezes não se encontram em documentos oficiais ou narrativas outras.

A pesquisa histórica tem muito a ganhar ao entrar nesse debate sobre a interpretação da imagem e suas relações, interfaces e diálogos com o campo da arte e suas diversas linguagens e, no âmbito dos estudos visuais ou de cultura visual, ao apropriar-se de objetos, de problemas, de metodologias e de categorias que permitam ao historiador pensar a dimensão visual da história, como prática social no tempo, bem como utilizar novas tecnologias para o ensino da história e a divulgação de suas pesquisas. Formar cidadãos que possam interpretar um mundo que se oferece cada vez mais mediado por um imenso fluxo de imagens, também é tarefa dos historiadores.

Convidamos os pesquisadores a submeterem artigos sobre a interpretação das imagens no campo das artes ou das ciências sociais que dialoguem com as questões relativas a acervos, à memória e ao patrimônio.

Crédito das fotografias: StockSnap por Pixabay