27 de novembro de 2018

Chamada para Artigos - Dossiê História da Educação e Espaços de Pesquisa

CHAMADA PARA ARTIGOS

Prezadas(os) colegas!

Informamos que a Revista Sillogés - http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges/ - abriu chamada de trabalhos para o dossiê História da Educação e Espaços de Pesquisa: Arquivos, Acervos e Museus, proposto pelo Prof. Me. Eduardo Cristiano Hass da Silva (PPGEdu/Unisinos), Profa. Dra. Dóris Bittencourt Almeida (PPGEdu/UFRGS) e Profa. Me. Bárbara Virgínia Groff da Silva (PPGEdu/PUCRS).

O prazo final para o dossiê é 15 de Abril de 2019.

Contamos com sua colaboração através de artigos ou resenha relacionados a essa importante temática de nossa historiografia. Lembramos que a Sillogés recebe também artigos e resenhas de diferentes temas em fluxo contínuo.

Abaixo, mais detalhes sobre a proposta de dossiê.



O dossiê tem por objetivo reunir e apresentar pesquisas em História da Educação. Este campo de pesquisa possui como característica principal ser um espaço fronteiriço e interdisciplinar, congregando pesquisadores(as) de variadas formações acadêmicas para pensar e investigar assuntos relacionados com a educação. Dessa forma, historiadores(as) são convidados a debater e pesquisar em conjunto com outros investigadores(as), possibilitando articular distintos temas e metodologias de pesquisa. O enfoque desse dossiê está nos acervos, arquivos e museus que salvaguardam documentos, em diferentes suportes materiais, referentes a essa temática, em caráter internacional, nacional, regional ou municipal. À vista disso, pretende-se congregar trabalhos de pesquisadores(as) de diferentes cursos e instituições que estão pesquisando e/ou interessados nessa área, permitindo o intercâmbio de experiências de pesquisas acadêmicas e funcionando como desencadeador de novas propostas de investigação.